Não perca nenhum LANCE!
Faça parte da nossa comunidade! E receba antes o que é notícia em promeira mão.
Desde 2015, informamos com imparcialidade, lutamos contra a desinformação e fortalecemos a comunidade. Nosso lance é você!
Confira os portais que fazem parte do Lance Notícias:
10/10/25 - às 20:22
Compartilhe:
O Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro, é um convite à reflexão e à ação. A data chama atenção para a importância de reconhecer os sinais de sofrimento emocional, oferecer acolhimento e fortalecer a rede de apoio disponível de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e por instituições parceiras.
Entre os principais sinais de alerta, estão as alterações intensas de sono ou apetite, tristeza profunda, irritabilidade ou apatia por longos períodos, crises de ansiedade, medo constante, dificuldade de concentração, queda brusca de desempenho, uso abusivo de álcool ou drogas e comentários sobre morte, desesperança ou autolesão.
Diante de situações assim, é essencial acolher sem julgar e incentivar a pessoa a falar. Oferecer companhia para buscar ajuda profissional pode fazer toda a diferença. Em casos de risco iminente, a orientação é acionar o atendimento de urgência imediatamente.
O acolhimento gratuito pode ser encontrado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que realizam avaliação e encaminhamentos, e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que oferecem cuidado continuado em saúde mental. Também estão disponíveis o CVV – 188, com apoio emocional 24 horas por telefone, chat e e-mail; o SAMU – 192 e a emergência – 190, em casos de urgência; além das escolas, CRAS e CREAS, que oferecem suporte psicossocial e orientação às famílias.
Dar visibilidade ao tema e fortalecer a rede de cuidado é reforçar um compromisso coletivo: não há saúde sem saúde mental e buscar ajuda é um ato de coragem, não de fraqueza.