Não perca nenhum LANCE!
Faça parte da nossa comunidade! E receba antes o que é notícia em promeira mão.
Desde 2015, informamos com imparcialidade, lutamos contra a desinformação e fortalecemos a comunidade. Nosso lance é você!
Confira os portais que fazem parte do Lance Notícias:
12/11/25 - às 10:23
Compartilhe:
Produtores de fumo em Prudentópolis promovem protesto após registrarem constantes oscilações e interrupções no fornecimento de energia elétrica, por parte da Copel, que estariam prejudicando o funcionamento das estufas de cura e causando perdas na qualidade da safra. As falhas no fornecimento já foram destacadas em reportagem que menciona Prudentópolis como um dos municípios impactados pela instabilidade em regiões produtoras de tabaco no Paraná. Em publicações nas redes sociais, produtores alegam que “há mais de uma semana a luz elétrica está em meia fase, sem força para alimentar os motores das estufas”.
A Copel, por sua vez, divulgou que vem atuando com manutenção preventiva nas redes e publicou cartilha orientando fumicultores para melhor uso da energia durante o período de secagem do fumo, como planejamento da carga e verificação das instalações elétricas.
A situação representa uma preocupação para o setor fumícola local, que depende da estabilidade energética para garantir a qualidade do produto e evitar prejuízos financeiros na safra.