Não perca nenhum LANCE!
Faça parte da nossa comunidade! E receba antes o que é notícia em promeira mão.
Desde 2015, informamos com imparcialidade, lutamos contra a desinformação e fortalecemos a comunidade. Nosso lance é você!
Confira os portais que fazem parte do Lance Notícias:
26/06/26 - às 09:29
Compartilhe:
O Município de Prudentópolis está promovendo ações de prevenção ao uso de drogas e aos vícios em jogos de apostas online junto aos estudantes da rede estadual de ensino. A iniciativa faz parte da campanha “Junho Paraná Sem Drogas” e é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação da Rede Municipal de Atenção à Saúde Mental e do CAPS AD, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas.
A ação tem como principal atividade a apresentação da peça teatral “Prevenção ao Uso de Drogas e aos Vícios em Jogos de Apostas Online”. A proposta é abordar, de forma educativa, acessível e reflexiva, temas que estão cada vez mais presentes na realidade de adolescentes, jovens e famílias, como o uso de substâncias psicoativas e o crescimento dos jogos de apostas pela internet.
Para a realização das atividades, o município contratou o Grupo DUSOL, companhia profissional de teatro que está percorrendo os colégios de Prudentópolis. As apresentações acontecem nos dias 22, 23, 25, 26, 29 e 30 de junho, além dos dias 1º, 2 e 3 de julho, seguindo cronograma previamente organizado.
Ao todo, serão realizadas 15 apresentações em colégios localizados tanto na área urbana quanto na área rural do município. A intenção é ampliar o alcance da campanha e garantir que estudantes de diferentes regiões tenham acesso às informações e reflexões propostas pela iniciativa.
A peça busca sensibilizar os alunos sobre os riscos relacionados ao uso de drogas e aos vícios em apostas online, incentivando escolhas mais saudáveis e fortalecendo fatores de proteção. Além de alertar sobre as consequências individuais, familiares e sociais desses comportamentos, a atividade também abre espaço para o diálogo dentro do ambiente escolar.
A iniciativa também integra os objetivos do Programa Saúde na Escola, o PSE, que busca fortalecer a articulação entre os setores da Saúde e da Educação. Em Prudentópolis, a ação envolve os CAPS, a Atenção Primária à Saúde e as unidades escolares, contribuindo para a promoção da saúde, da qualidade de vida e da prevenção de situações de risco entre crianças e adolescentes.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ações preventivas realizadas nas escolas são fundamentais para ampliar o acesso à informação, estimular conversas responsáveis sobre temas sensíveis e fortalecer a rede de proteção dos estudantes e de suas famílias.
Com a realização das apresentações em colégios do campo e da cidade, Prudentópolis reforça o compromisso com a prevenção, o cuidado em saúde mental e a formação de jovens mais conscientes sobre os riscos das drogas e dos vícios comportamentais, como as apostas online.
