Iniciativa da Secretaria de Educação vai levar 250 docentes da rede estadual para formação internacional
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) divulgou nesta sexta-feira (05) a lista de convocados da 2ª edição do Programa Ganhando o Mundo Professor, que levará 250 docentes da rede estadual do Paraná para um intercâmbio de três semanas no Canadá. A iniciativa, regulamentada pelo Edital nº 77/2025, tem como objetivo valorizar os profissionais da educação e fortalecer a formação continuada da rede pública.
De Prudentópolis, os professores Pedro Henrique Sanches e Ketoli de Oliveira estão entre os selecionados para participar da experiência internacional. Além deles, outros educadores da região também garantiram vaga.
O processo seletivo, que encerrou as inscrições no último dia 17 de agosto, contou com a participação de professores e pedagogos do Quadro Próprio do Magistério (QPM) vinculados ao programa Formadores em Ação, além de técnicos pedagógicos dos Núcleos Regionais de Educação.
As 250 vagas foram distribuídas da seguinte forma:
50 vagas para professores e pedagogos atuantes como formadores do programa Formadores em Ação;
158 vagas para professores e pedagogos cursistas do programa;
32 vagas para técnicos pedagógicos dos Núcleos Regionais de Educação, também cursistas;
10 vagas destinadas à equipe de apoio, composta por docentes da Seed que serão responsáveis pelo suporte logístico e administrativo no Canadá.
O programa reforça a política de valorização docente do Governo do Paraná, ao proporcionar uma vivência internacional que amplia horizontes e traz novas metodologias para serem aplicadas nas escolas públicas do estado.