Não perca nenhum LANCE!
Faça parte da nossa comunidade! E receba antes o que é notícia em promeira mão.
Desde 2015, informamos com imparcialidade, lutamos contra a desinformação e fortalecemos a comunidade. Nosso lance é você!
Confira os portais que fazem parte do Lance Notícias:
15/09/25 - às 12:54
Compartilhe:
A Chama Crioula surgiu em 1947, quando o jovem folclorista Paixão Côrtes e um grupo de estudantes tradicionalistas decidiram prestar uma homenagem ao Dia da Pátria. Naquele ano, retiraram uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria, em Porto Alegre, e a colocaram em um candeeiro crioulo. O gesto marcou o nascimento de um dos maiores símbolos do tradicionalismo gaúcho.
Desde então, a chama passou a representar mais do que um fogo: ela simboliza a memória dos antepassados, a preservação da cultura e os ideais de união e resistência cultivados durante a Revolução Farroupilha.
Acender e manter viva a chama é reafirmar os valores do povo gaúcho, passando de geração em geração a identidade de uma tradição que resiste ao tempo.
Com o crescimento do movimento tradicionalista, a Chama Crioula ultrapassou fronteiras e se espalhou pelos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) em diversas regiões do Brasil, entre elas o Paraná. Durante toda a Semana Farroupilha, a Chama Crioula estará acesa no CTG Terra das Cachoeiras, em Prudentópolis, reforçando a ligação dos gaúchos e admiradores da cultura com suas raízes históricas e culturais.
