Não perca nenhum LANCE!
Faça parte da nossa comunidade! E receba antes o que é notícia em promeira mão.
Desde 2015, informamos com imparcialidade, lutamos contra a desinformação e fortalecemos a comunidade. Nosso lance é você!
Confira os portais que fazem parte do Lance Notícias:
23/10/25 - às 14:09
Compartilhe:
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) determinou a retirada do obstáculo tipo rampa das pistas de exame para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A. A medida, prevista na Portaria nº 835/2025, já está em vigor e dá prazo de até 90 dias para que as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) adequem o trajeto de prova, deixando de utilizar a rampa durante a avaliação.
Segundo o Detran-PR, a atualização atende à necessidade de modernização de padrões operacionais e de infraestrutura, após análises técnicas, e está em conformidade com a Resolução nº 789/2020 do Contran. A autarquia afirma que a mudança reduz riscos e padroniza ambientes de teste. “Essa adequação está alinhada a melhores práticas e harmoniza o Paraná com diretrizes adotadas em outras unidades da federação e por instituições de referência”, disse o presidente do Detran-PR, Santin Roveda.
A retirada da rampa, ressalta o órgão, não prejudica a avaliação da capacidade de pilotagem. De acordo com o chefe do Departamento Executivo de Habilitação, Larson Orlando, os demais obstáculos e manobras das pistas seguem suficientes para aferir habilidades como controle do veículo, partida em subida e descida e condução segura tudo supervisionado pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs).
Em setembro, o Detran-PR registrou 12.229 exames práticos de motocicleta realizados no Estado. Entre candidatos e recém-aprovados, a percepção é de mais tranquilidade sem a rampa, apontada como um dos pontos de maior tensão. Para instrutores e avaliadores, a alteração prioriza segurança e avaliação técnica sem expor alunos a quedas desnecessárias.