Não perca nenhum LANCE!
Faça parte da nossa comunidade! E receba antes o que é notícia em promeira mão.
Desde 2015, informamos com imparcialidade, lutamos contra a desinformação e fortalecemos a comunidade. Nosso lance é você!
Confira os portais que fazem parte do Lance Notícias:
12/02/26 - às 11:00
Compartilhe:
Um caso de estelionato por fraude eletrônica foi registrado na tarde desta terça-feira (11), no Centro de Prudentópolis, após um homem de 53 anos relatar que teve sua conta do aplicativo WhatsApp clonada.
De acordo com o boletim, a vítima compareceu à sede da 4ª Companhia da Polícia Militar e informou que recebeu mensagens de uma pessoa que se passou por um amigo, alegando que teria um valor a receber referente a um estorno financeiro relacionado ao Mercado Livre. Durante a conversa, o golpista enviou um link e orientou que a vítima o acessasse para que o suposto valor fosse liberado.
O homem relatou que, após clicar no link, perdeu imediatamente todas as funcionalidades do aplicativo WhatsApp. Pouco tempo depois, começou a receber contatos de terceiros que perguntavam por que ele estaria solicitando dinheiro emprestado, situação que desconhecia, percebendo então que sua conta havia sido utilizada pelos criminosos para aplicar golpes.
Diante dos fatos, a vítima foi orientada sobre os procedimentos cabíveis, como registrar o ocorrido, comunicar contatos próximos sobre a fraude e buscar a recuperação da conta junto à plataforma.
A Polícia reforça o alerta para que a população desconfie de mensagens que solicitam acesso a links, confirmação de dados ou qualquer tipo de procedimento envolvendo dinheiro, principalmente quando enviados por aplicativos de mensagem, já que esse tipo de golpe tem sido cada vez mais frequente.