Não perca nenhum LANCE!
Faça parte da nossa comunidade! E receba antes o que é notícia em promeira mão.
Desde 2015, informamos com imparcialidade, lutamos contra a desinformação e fortalecemos a comunidade. Nosso lance é você!
Confira os portais que fazem parte do Lance Notícias:
03/09/25 - às 13:52
Compartilhe:
Localizado no Centro-Sul do Paraná, Guamiranga é um município de raízes profundas e forte identidade rural. Criado oficialmente em 16 de novembro de 1995 e instalado em 1º de janeiro de 1997, Guamiranga nasceu do desmembramento de Imbituva, mas sua história começa muito antes, por volta de 1860, quando tropeiros e os primeiros colonos se fixaram na região de Água Branca e Barreiro.
Entre 1890 e 1910, chegaram os imigrantes poloneses, italianos e alemães, que marcaram a formação cultural do município. Inicialmente chamado “Monjolinho”, nome que remete aos antigos monjolos da região, passou a se chamar “Natal” em 1934 e, finalmente, “Guamiranga” em 1943, nome de origem tupi-guarani que significa “árvore de pequenas folhas vermelhas”.
Com uma área de cerca de 260 km², Guamiranga tem uma população de 7.856 habitantes, segundo o IBGE de 2022, sendo quase 80% moradores da zona rural. O município se destaca pela agricultura, com produção de fumo, soja, milho e feijão. Também é referência na produção de erva-mate.
Cortado por rios como o Lajeadão, dos Patos e Bonito, o município abriga belezas naturais como o Salto do Bocó, o Salto Grande do Rio dos Patos e grutas utilizadas por jesuítas no passado. O ponto mais alto é o Pico do Amor, com 1.054 metros, localizado na Serra da Água Branca.
Administrativamente, Guamiranga possui três distritos: Sede, Água Branca e Boa Vista. Pertence à comarca de Imbituva e à 29ª Zona Eleitoral, com 6.468 eleitores. A gestão municipal é liderada pelo prefeito Marcelo Leite, e a Câmara Municipal é presidida por Afonso Moacir Pontarolo.
Com clima subtropical úmido, vegetação nativa preservada e forte presença da araucária e da erva-mate, Guamiranga une tradição, natureza e trabalho. Celebra seu aniversário em 16 de novembro, tem como padroeiro o Menino Jesus e homenageia a Reforma Luterana no dia 31 de outubro. Pequeno em tamanho, mas grande em história e identidade, o município segue trilhando seu caminho com os pés no presente e raízes fincadas em seu passado.
