Vacinação é gratuita nas unidades de saúde
A Prefeitura de Prudentópolis divulgou nesta sexta-feira (29) um alerta de prevenção contra o sarampo, seguindo a recomendação do Governo do Paraná, diante do aumento de casos nos países vizinhos. A orientação é que todas as crianças de 6 meses até menores de 1 ano (11 meses e 29 dias) recebam uma dose extra da vacina, chamada de “dose zero”, como forma de proteção antecipada.
Nas Américas, já foram registrados 2.325 casos de sarampo, com quatro mortes. A situação mais crítica é observada na Argentina e no Paraguai, o que acende o sinal de alerta nas regiões de fronteira. No Brasil, há 25 casos confirmados, todos importados de outros países. No entanto, o Paraná não registra casos desde 2020, e a meta é manter esse controle.
A Prefeitura reforça que a vacinação está disponível nas unidades de saúde do município, e que crianças, adolescentes e adultos até 59 anos também devem verificar sua situação vacinal. A prevenção, segundo os órgãos de saúde, é a única forma de evitar o retorno da doença, que é altamente contagiosa e pode causar complicações graves.