Clima

Talita Harmatiuk | 20/09/2025 08:41

20/09/2025 08:41

971 visualizações

Primavera de 2025 em Prudentópolis terá calor acima da média, estiagens mais longas e risco de temporais isolados

Estação começa às 15h19 de 22/9 e termina às 12h03 de 21/12; Simepar aponta aumento de eventos meteorológicos, com La Niña fraca influenciando o padrão de chuvas

A primavera de 2025 em Prudentópolis deve registrar temperaturas acima da média, alternando períodos prolongados sem chuva com episódios de temporais.

De acordo com o Simepar, a estação  que inicia na próxima segunda (22), às 15h19, e vai até 21 de dezembro, às 12h03  terá aumento gradual na frequência de eventos meteorológicos, inclusive ondas de calor em momentos pontuais.

No município, a tendência é de dias progressivamente mais quentes e amplitude térmica manhãs amenas e tardes quentes , com sensação de ar mais seco nos intervalos de estiagem. Quando as instabilidades atuarem, há chance de chuva forte em curtos períodos, acompanhada de rajadas de vento e descargas elétricas; em situações específicas, não se descarta queda de granizo, a exemplo do que é previsto para áreas do Sul do país entre sábado e domingo.

Por que isso deve acontecer

Relatórios climáticos indicam atuação de uma La Niña fraca entre a primavera e o primeiro trimestre de 2026. O fenômeno costuma reduzir a frequência e o volume de chuva no Sul e, ao mesmo tempo, pode intensificar precipitações no Sudeste e em trechos do litoral do Nordeste, dependendo também do calor do Atlântico.

Para Prudentópolis e região centro-sul do Paraná, o cenário combinado favorece estiagens intercaladas por temporais.

Impactos para Prudentópolis

  • Rotina e saúde: atenção à baixa umidade em tardes mais quentes; hidratação e cuidados com idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias.

  • Campo: a agricultura familiar pode sentir oscilação de umidade do solo; janelas de plantio e tratos culturais devem considerar pausas secas e risco de chuva concentrada.

  • Infraestrutura: temporais podem causar alagamentos pontuais, queda de galhos e interrupções de energia.

Estação das flores

Como é típico da primavera, o avanço da estação traz mais horas de luz e incremento de umidade após o inverno, favorecendo o florescimento em jardins e áreas verdes de Prudentópolis. Mesmo em um ano mais quente, o período mantém potencial para paisagens coloridas desde que a população acompanhe os avisos meteorológicos e se organize para as oscilações rápidas do tempo.

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.