Participantes conheceram unidades de saúde, programas municipais e pontos turísticos de Prudentópolis
Prudentópolis se consolidou como referência em saúde ao sediar o encontro regional do Projeto Caminhos do CRESEMS, do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-PR). O evento reuniu gestores e técnicos de 17 municípios da 5ª Região de Saúde do Paraná, interessados em conhecer o modelo de gestão pública adotado pela cidade.
Ao todo, 53 participantes foram recebidos pelo secretário municipal de Saúde, Marcelo Hohl Mazurechen, e pela primeira-dama Beatriz Klosowski. A programação incluiu café de boas-vindas, apresentação da equipe da Secretaria Municipal de Saúde e visitas técnicas a unidades de saúde e à administração local. Durante o encontro, os participantes conheceram o funcionamento da atenção básica, regulação, saúde mental e programas que promovem eficiência, transparência e igualdade no acesso aos serviços.
Além da agenda técnica, os visitantes conheceram pontos turísticos e culturais de Prudentópolis, como a Igreja São Josafat, a Praça Taras Shevchenko, com pêssankas gigantes, e o Monumento Natural do Salto São João.
Estiveram presentes representantes de Palmital, Reserva do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Turvo, Laranjal, Pitanga, Boa Ventura de São Roque, Nova Laranjeiras, Marquinho, Campina do Simão, Foz do Jordão, Candói, Pinhão, Goioxim, Virmond, Cantagalo e Rio Bonito do Iguaçu, além de Keullin Cristian Oliboni, idealizadora do projeto e apoiadora regional do COSEMS-PR, e Cheila Pecheka Ribeiro de Jesus, presidente do CRESEMS/5ªRS.
O encontro reforçou a importância da integração regional para fortalecer o SUS e destacou Prudentópolis como modelo de gestão eficiente e humanizada na saúde pública.