Não perca nenhum LANCE!
Faça parte da nossa comunidade! E receba antes o que é notícia em promeira mão.
Desde 2015, informamos com imparcialidade, lutamos contra a desinformação e fortalecemos a comunidade. Nosso lance é você!
Confira os portais que fazem parte do Lance Notícias:
02/09/25 - às 13:19
Compartilhe:
No último final de semana, Prudentópolis foi palco de um momento histórico para a comunidade católica e, em especial, para os fiéis surdos da região. O Centro Social do Santuário Nossa Senhora das Graças recebeu o encontro da Pastoral do Surdo, que teve como tema “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”.
O evento reuniu cerca de 50 participantes, entre surdos e intérpretes, vindos de diferentes cidades como Pinhão, Guarapuava, Ponta Grossa, Carambeí e da própria Prudentópolis. A programação contou com momentos de espiritualidade, palestras e, pela primeira vez, uma missa celebrada na cidade com interpretação em Libras, conduzida pelo padre Itamar Turco, pároco da Paróquia São João Batista.
“Foi uma experiência emocionante para a comunidade surda e motivo de grande alegria para todos nós”, destacou Vitor Nathan Castro de Assis, intérprete da Paróquia Divino Espírito Santo, em Pinhão, que acompanhou as atividades do encontro.
Durante a tarde, palestras reforçaram a missão da Pastoral do Surdo e os desafios de promover a inclusão nas comunidades. Ricardo Lima, coordenador da Pastoral em Pinhão, explicou a importância da evangelização acessível. Já o intérprete Maykol Ramos ressaltou que, embora o apoio dos ouvintes seja essencial, os surdos precisam assumir protagonismo na pastoral.
Luciano Ortiz, intérprete de Guarapuava, também destacou a necessidade de traduzir não apenas as palavras, mas o sentido profundo das orações e passagens bíblicas, garantindo uma vivência real da fé pelos fiéis surdos.
Atualmente, a Diocese de Guarapuava conta com cerca de 20 intérpretes de Libras. Em Guarapuava, 11 atuam principalmente na Paróquia Santa Terezinha. Em Pinhão, oito intérpretes são responsáveis por acompanhar missas, novenas, retiros e eventos diocesanos. Já em Prudentópolis, a jovem Renata é pioneira na missão, organizando encontros semanais de formação e evangelização junto à comunidade surda local.
Filho de intérprete e irmão de surda, Vitor Nathan relatou sua caminhada como missionário da Pastoral do Surdo. “Iniciei minha missão há cerca de um ano e meio, junto com o Valdoni Martins. Desde então, buscamos estar sempre em formação e aprendizado, com o objetivo de evangelizar todos os surdos da nossa diocese”, contou.
Segundo ele, a Pastoral em Pinhão começou em 2003, com a professora Eolete, referência de dedicação e luta pela inclusão. “Outra inspiração é o padre Marcos, que sempre se preocupa com a acessibilidade e apoia nosso trabalho com cursos e formações”, acrescentou.
Para outubro, Vitor adiantou que está sendo planejado um grande encontro reunindo surdos de toda a Diocese de Guarapuava. O objetivo é incentivar que novas paróquias iniciem a missão e ampliem os espaços de evangelização acessível.