Não perca nenhum LANCE!
Faça parte da nossa comunidade! E receba antes o que é notícia em promeira mão.
Desde 2015, informamos com imparcialidade, lutamos contra a desinformação e fortalecemos a comunidade. Nosso lance é você!
Confira os portais que fazem parte do Lance Notícias:
05/11/25 - às 15:31
Compartilhe:
Na manhã desta quarta-feira (5), o presidente do Sindicato Rural de Prudentópolis, Didi Rickli, reuniu-se com o secretário de Agricultura, Claudinei Belo, e representantes do setor para definir estratégias de apoio aos produtores afetados pelo clima, com foco em reduzir impactos financeiros e garantir acesso às linhas de crédito agrícola.
Participaram o técnico agrícola e vereador Xororó; Tiago Denardin (Denardin Planejamento Agrícola); Marinelli Meneghini (Semear Projetos Agrícolas); Darci Salante (Planejamento e Assistência Técnica Agropecuária); Arthur Bitencourt (CEAB Guarapuava); e Divo Batista (IDR-Paraná). O grupo avaliou os prejuízos nas lavouras de trigo e cevada, atingidas por geadas no período vegetativo, seca nas fases vegetativa e reprodutiva e, mais recentemente, excesso de chuvas na maturação e colheita, comprometendo produtividade e qualidade dos grãos.
Entre os encaminhamentos debatidos, estiveram a intensificação da assistência técnica nas propriedades, articulação para prorrogação de prazos e renegociação de dívidas, orientação sobre acionamento de instrumentos de mitigação de risco (como seguro rural/Proagro) e integração com agentes financeiros para manutenção do crédito aos produtores. Também foi discutido um plano de curto prazo para levantamento de perdas e agenda de visitas técnicas, a fim de orientar o manejo das próximas etapas da safra.
O Sindicato e os parceiros sinalizaram que as ações terão caráter emergencial e contínuo, buscando preservar a sustentabilidade das atividades no campo enquanto persistirem os reflexos das condições climáticas adversas.

