Não perca nenhum LANCE!
Faça parte da nossa comunidade! E receba antes o que é notícia em promeira mão.
Desde 2015, informamos com imparcialidade, lutamos contra a desinformação e fortalecemos a comunidade. Nosso lance é você!
Confira os portais que fazem parte do Lance Notícias:
03/11/25 - às 14:56
Compartilhe:
O atendimento domiciliar do programa Melhor em Casa está ativo em Prudentópolis por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Prudentópolis, integrando a rede pública à disposição de moradores que requerem cuidados contínuos em casa. Conforme divulgado pela Prefeitura, o município oferece o “Programa Melhor em Casa para atendimento domiciliar” entre seus serviços municipais de saúde.
Criado pelo Ministério da Saúde, o programa nacional visa atender pacientes de todas as idades que, por limitação temporária ou permanente, não podem se deslocar até uma unidade de saúde, ou que, mesmo hospitalizados, já podem ter alta segura com acompanhamento domiciliar. Ele é pensado para melhorar a qualidade de vida do paciente e também reduzir a necessidade de internações prolongadas.
Quanto à elegibilidade, as diretrizes apontam que podem ser incluídos no programa pessoas com sequelas de AVC, em pós-operatório que exige cuidados complexos em casa, que necessitem de medicação contínua ou curativos, ou que estejam em cuidados paliativos. O processo exige indicação da rede de saúde (UBS/ESF, hospital ou UPA) para avaliação da equipe domiciliar, definição de plano de cuidado e visitas regulares da equipe multiprofissional em domicílio.
Na prática de Prudentópolis, a presença do serviço reforça a oferta municipal aos cuidados fora do ambiente hospitalar, alinhando-se com a meta de atenção integral à saúde no município. A secretária local orienta que os interessados ou seus familiares entrem em contato diretamente com a Secretaria Municipal de Saúde ou pela unidade de referência da Estratégia de Saúde da Família para verificar se cumprem os critérios, iniciar a indicação e dar seguimento ao atendimento.
Assim, o “Melhor em Casa” se configura como alternativa relevante para quem necessita de suporte em domicílio, permitindo tratamento no ambiente familiar e menor risco de internação. A população interessada deve buscar orientação oficial para solicitação e acompanhamento do serviço.