Não perca nenhum LANCE!
Faça parte da nossa comunidade! E receba antes o que é notícia em promeira mão.
Desde 2015, informamos com imparcialidade, lutamos contra a desinformação e fortalecemos a comunidade. Nosso lance é você!
Confira os portais que fazem parte do Lance Notícias:
24/10/25 - às 13:43
Compartilhe:
Prudentópolis está entre os 40 municípios selecionados pelo Governo do Estado do Paraná para receber um ônibus adaptado destinado a fortalecer as políticas públicas voltadas à população idosa. O veículo, que faz parte da estratégia Cuida Mais Paraná, será usado para garantir transporte adequado e acessível a pessoas com 60 anos ou mais, facilitando a participação em atividades de convivência, lazer, cidadania e inclusão social.
De acordo com o Estado, os ônibus são equipados com dispositivos de acessibilidade, têm capacidade para 38 passageiros e serão utilizados para apoiar ações municipais voltadas ao público idoso. A proposta é ampliar o acesso desse público a serviços públicos, atividades sociais e culturais, encontros de promoção da saúde e iniciativas de integração.
Esses veículos também poderão ser usados em ações ligadas ao Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, instituído por lei estadual, e no Viaja +60, iniciativa de turismo social e acessível para idosos. Além disso, poderão apoiar participações em eventos esportivos e culturais, fortalecendo o vínculo social entre os participantes.
A Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná afirma que a entrega dos ônibus tem o objetivo de permitir que municípios como Prudentópolis ofereçam transporte seguro e organizado para que os idosos estejam presentes nas atividades públicas do seu interesse, não apenas como público-alvo, mas como parte ativa da vida social.
Para definir os contemplados, o Estado considerou critérios previstos em resoluções oficiais, incluindo adesão à Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas iniciativa reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o percentual de população idosa apontado pelo Censo IBGE 2022. Municípios com maior proporção de moradores com 60 anos ou mais tiveram prioridade.
Com a inclusão de Prudentópolis na lista, a expectativa é de que o transporte especializado fortaleça o acesso da população idosa local a direitos básicos, atividades de lazer e espaços de convivência, reduzindo barreiras de locomoção e promovendo autonomia.