Não perca nenhum LANCE!
Faça parte da nossa comunidade! E receba antes o que é notícia em promeira mão.
Desde 2015, informamos com imparcialidade, lutamos contra a desinformação e fortalecemos a comunidade. Nosso lance é você!
Confira os portais que fazem parte do Lance Notícias:
02/12/25 - às 09:24
Compartilhe:
Em publicação nas redes sociais, o vice-prefeito de Guamiranga, Igor Pontarolo, criticou a retirada de pauta do projeto de lei conhecido como “compra no paiol” na Assembleia Legislativa. Segundo ele, a proposta só deixou de ser votada “por medo”: medo do produtor livre, forte e respeitado. Pontarolo afirmou que o sindicato das empresas de tabaco teria atuado durante toda a semana para influenciar a decisão dos deputados.
O vice-prefeito também dirigiu críticas a parlamentares que, na avaliação dele, defendem grandes empresários, mas “fogem” quando o tema é a proteção do pequeno produtor. Para Pontarolo, a retirada de pauta representa desrespeito aos fumicultores, já que mais de 600 produtores estariam organizados para acompanhar a votação da proposta nesta semana.
Na publicação, ele argumenta que há resistência à possibilidade de o produtor negociar diretamente na própria propriedade, porque, quando ganha voz, “as grandes estruturas antigas perdem poder”. Igor reforçou que, embora o projeto tenha sido retirado de pauta, “não tiraram a sua voz” e afirmou que a proposta deve voltar à discussão “mais forte e com mais apoiadores”.
Ao final, o vice-prefeito pediu respeito aos produtores rurais e destacou que continuará defendendo a categoria na discussão sobre a regulamentação da compra de fumo diretamente no paiol.