Não perca nenhum LANCE!
Faça parte da nossa comunidade! E receba antes o que é notícia em promeira mão.
Desde 2015, informamos com imparcialidade, lutamos contra a desinformação e fortalecemos a comunidade. Nosso lance é você!
Confira os portais que fazem parte do Lance Notícias:
13/12/25 - às 10:49
Compartilhe:
A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Paraná (FEMIPA) estará à frente do mutirão de cirurgias eletivas realizado por hospitais filantrópicos do estado, no âmbito do programa Agora Tem Especialistas, que acontece neste sábado e domingo, dias 13 e 14 de dezembro, em todo o país. No Paraná, cerca de 15 hospitais participam da mobilização, que busca ampliar o acesso a procedimentos especializados, reduzir filas de espera e fortalecer a rede filantrópica, responsável por mais de 70% dos atendimentos do SUS no estado.
O pontapé inicial do mutirão no Paraná será dado às 9h da manhã de sábado (13), no Hospital São Vicente, em Curitiba, com a presença do secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, e do presidente da FEMIPA, Dr. Charles London. A ação é desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde, a Confederação das Santas Casas de Misericórdia (CMB), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
De acordo com a FEMIPA, o mutirão reforça o papel estratégico dos hospitais filantrópicos na oferta de serviços de média e alta complexidade, especialmente em um momento de esforço nacional para acelerar atendimentos represados. “A iniciativa integra um trabalho conjunto entre União, estados, municípios e a rede filantrópica para ampliar a resolutividade do SUS, garantindo mais agilidade no atendimento, redução das filas e cuidado integral aos pacientes paranaenses”, destacou o presidente da FEMIPA, Dr. Charles London.
As cirurgias de alta complexidade serão realizadas em municípios como Curitiba, Colorado, Pato Branco, Umuarama, Toledo, Londrina, Assis Chateaubriand, Prudentópolis, entre outros, ampliando o alcance regional da ação e beneficiando pacientes que aguardam procedimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde.
Entre os hospitais que, até o momento, aderiram ao mutirão no Paraná estão: Hospital e Maternidade Santa Clara (Colorado); Hospital Filantrópico Policlínica de Pato Branco; Hospital de Olhos de Umuarama; HOESP – Hospital Bom Jesus (Toledo); Santa Casa de Curitiba; Associação Hospitalar Beneficente Moacir Micheletto (Assis Chateaubriand); Irmandade da Santa Casa de Londrina; Irmandade da Santa Casa de Prudentópolis; Hospital Infantil Pequeno Príncipe; Instituto Madalena Sofia; e Hospital São Vicente (Curitiba).