Não perca nenhum LANCE!
Faça parte da nossa comunidade! E receba antes o que é notícia em promeira mão.
Desde 2015, informamos com imparcialidade, lutamos contra a desinformação e fortalecemos a comunidade. Nosso lance é você!
Confira os portais que fazem parte do Lance Notícias:
20/01/26 - às 08:31
Compartilhe:
Um caso de estelionato por fraude eletrônica foi registrado na manhã desta segunda-feira (19), no Centro de Prudentópolis. A ocorrência foi atendida pela 4ª Companhia da Polícia Militar, após um homem de 27 anos procurar a sede da corporação para relatar que havia sido vítima de um golpe aplicado por meio do aplicativo WhatsApp.
De acordo com o relato, por volta das 9h20, a vítima passou a receber mensagens que aparentavam ser enviadas por seu sogro e por sua namorada, ambos solicitando ajuda financeira. Acreditando que se tratava realmente de sua namorada, o homem acabou realizando uma transferência de dinheiro via Pix para uma chave informada na conversa.
Somente após concluir a transação, a vítima percebeu que havia caído em um golpe, constatando que as mensagens não haviam sido enviadas pelos familiares, mas sim por criminosos que utilizaram indevidamente imagens e informações pessoais para enganar o solicitante.
Diante da situação, a equipe policial prestou as orientações cabíveis, explicando os procedimentos que devem ser adotados em casos de fraude eletrônica, e realizou a confecção do Boletim de Ocorrência, que será encaminhado para as autoridades competentes para investigação.
A Polícia Militar reforça o alerta à população para que desconfie de pedidos urgentes de dinheiro feitos por aplicativos de mensagens, mesmo quando partem de contatos conhecidos. A recomendação é sempre confirmar a solicitação por meio de ligação telefônica ou contato direto, antes de efetuar qualquer transferência, especialmente via Pix, que possui caráter imediato e dificulta o estorno dos valores.